Tudo sobre seguro para caminhão

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Procurando mais informações sobre seguro para caminhão? Então você está no lugar certo. Acompanhe o artigo e encontre toda as informações necessárias sobre o assunto!

Assim como todos os veículos que são importantes merecem uma proteção adequada, o caminhão também merece. Especialmente por se tratar de uma ferramenta de trabalho de muitos brasileiros.

O seguro para caminhão ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, talvez porque, infelizmente, não se trata de um serviço muito contratado. A maior parte dos caminhoneiros brasileiros não possui uma proteção adequada, tanto para garantir sua segurança e a de seu patrimônio, quanto para garantir a segurança de suas cargas.

Pensando em ajudar as pessoas que estão em busca de mais informações sobre seguro para caminhão, criamos esse artigo com tudo de mais relevante a respeito desse assunto. Veja mais a seguir.

Tudo sobre seguro para caminhão

Entenda melhor o seguro para caminhão

O seguro para caminhão funciona da mesma maneira que o de auto, no momento da contratação alguns fatores são avaliados para que o cálculo da apólice seja feito. Fatores como modelo do caminhão, ano de fabricação, quantidade de motoristas que conduzem, perfil do motorista (caso seja apenas um), o tipo do caminhão, se ele é de reboque, semi-reboque, etc., e claro a cobertura escolhida.

Outro fator que pode interferir no cálculo do seguro para caminhão é o fato do serviço ser contratado para um único veículo, ou para uma frota. Quanto mais caminhões segurados em um único nome, seja pessoas física ou jurídica, menor poderá ser o valor da apólice.

Informações necessárias para a contratação do seguro para caminhão

Mesmo que o seguro para caminhão e o para carro funcionem da mesma maneira depois de contratados. O momento da contração de cada um deles é bem diferente. No seguro para caminhão, são exigidas muito mais informações.

Separamos algumas dessas informações que podem ser solicitadas no momento da contratação do serviço. Mas, é preciso lembrar que essas podem variar de uma seguradora para outra. Veja algumas das informações que podem ser solicitadas:

  • Peso e carga do caminhão, podendo ser pesada ou leve;
  • Se o veículo é de uma empresa ou de uso próprio;
  • Qual a carga mais transportada e se existe vínculo dela com uma transportadora;
  • Qual o modelo da carroceria;
  • Se o veículo viaja sozinho ou em comboio;
  • Se o caminhão possui algum equipamento como “roll on roll off” ou “munck
  • Por onde ele mais circula, região;
  • Perfil do condutor principal;
  • Entre outras.

Coberturas de seguro para caminhão

As coberturas oferecidas no seguro para caminhão são bem parecidas com as do seguro auto, podem ser básicas ou completas, além de contar ainda com as coberturas adicionais. Geralmente a cobertura básica conta com proteção em casos de colisão, roubo/furto, incêndio e assistência 24 horas.

A cobertura completa costuma cobrir as mesmas situações que a básica, e mais algumas como danos promovidos por condições naturais como inundações, chuva de granizo e alagamentos.

Existem ainda as coberturas adicionais como, por exemplo, a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa, que cobre danos morais, corporais ou materiais promovidos a terceiros.

E o seguro para cargas?

O seguro para cargas em algumas situações é obrigatório. Ele é contratado para cada frete realizado e visa proteger apenas o que é transportando, garantindo assim que a carga não corra riscos. Sua indenização pode servir tanto para casos em que a carga é rouba, como para situações em que ela é danificada durante um problema no transporte.

Pode parecer meio complicado, mas, a contratação do seguro para caminhão é bem mais simples e necessária do que se imagina. Então se você é caminhoneiro e trabalha em uma empresa ou mesmo por conta própria. Precisa pesquisar mais, escolher uma das coberturas mais indicadas para o seu caso.


Tag:

Categorizados em: