Financiar ou não financiar, eis a questão

Publicado por Marcos Chaves

Comprar o próprio carro é o sonho de consumo de 9 a cada 10 brasileiros. Isso significa parar de andar a pé ou enfrentar o perrengue diário do transporte público lotado e de baixa qualidade. No entanto, os preços de automóveis no Brasil, especialmente os 0km, estão entre os mais caros do mundo, o que deixa esse sonho um pouco distante para grande parte dos brasileiros.

financiar_carro

Isso porque nem todos possuem a “bala na agulha” para pagar imediatamente por um carro. Os modelos populares custam mais de 30 mil reais, por exemplo. No entanto, existe um meio de realizar esse sonho: o financiamento.

Como funciona o financiamento de carro?

Resumidamente, quando você financia um carro, uma instituição bancária adquire o veículo e o repassa a você, que passa a pagar prestações mensais ao banco até quitar o valor total do veículo. Existem modalidades de financiamento de carro, mas todas elas obedecem a esse “esqueleto”.

Uma instituição que oferece financiamento de carro geralmente requer uma série de garantias. As mais comuns são o pagamento de uma entrada, uma parte do valor do automóvel (que também implica em abatimento no valor das prestações), e a alienação do próprio automóvel em nome do banco, como garantia real da dívida. Isso significa que, caso o comprador não arque com as parcelas, ele literalmente perderá o carro para o banco.

As modalidades de financiamento de carro

Existem, basicamente, duas modalidades de financiamento de carro praticadas pelas instituições bancárias. São elas:

• CDC (Crédito Direto ao Consumidor): funciona como um empréstimo propriamente dito, onde o comprador paga parcelas mensais ao banco e só passará a ser proprietário “de fato” do veículo após quitar todas essas parcelas. Isso porque o automóvel fica alienado à instituição bancária como forma de garantia da dívida.

• Leasing: nessa modalidade, o carro é alugado ao consumidor por intermédio de uma empresa especializada em leasing, e somente passa para o nome da pessoa após a quitação de todas as parcelas.

As vantagens do financiamento de carro

O financiamento de carro é uma das modalidades mais utilizadas no Brasil para a realização do sonho do próprio automóvel e representa uma série de vantagens:

• Você não precisa ter todo o dinheiro em mãos: na verdade, algumas instituições sequer exigem o pagamento de uma entrada. Basta ter uma renda mensal que transmita ao banco a confiança de que você irá pagar as parcelas em dia. Usando um simulador, é possível analisar qual banco oferece as menores taxas. Basta ter uma renda mensal que transmita ao banco a confiança de que você irá pagar as parcelas em dia.

• Você tem o veículo imediatamente: você sai da concessionária já dirigindo os eu novo carro – antes mesmo do carnê com as prestações chegar à sua casa.

• Você pode se planejar financeiramente: como o pagamento do financiamento de carro é feito através de parcelas, você consegue se planejar financeiramente, avaliando com antecedência o impacto que as parcelas irão ter no orçamento familiar.

Alguns cuidados antes de fechar o financiamento auto

Antes de celebrar o contrato de financiamento com o banco, é altamente recomendável ler todos os termos do acordo com atenção, uma vez que a instituição bancária se remunera através dos juros.

Assim, é fundamental tomar ciência da taxa de juros aplicada, das penalidades em caso de atrasos, de eventuais multas e cláusulas especiais.

Outro ponto interessante é que você não é exatamente obrigado a contratar o financiamento de carro indicado pela concessionária. Recomenda-se que você faça pesquisas em diferentes instituições bancárias, uma vez que elas oferecem termos e condições distintas. Assim, você irá encontrar o financiamento auto que melhor se adeque ao seu perfil.

Evidentemente, após fechar o financiamento e celebrar esse acordo com o banco, você irá querer proteger o seu investimento. Para isso, um bom seguro auto é fundamental, e o SegurodeAutomovel.org oferece todas as ferramentas necessárias para você realizar uma cotação diretamente do conforto do seu lar!


Tag:

Categorizados em:


Deixe uma resposta

Conectado como Rodrigo Conceicao. Fazer logout?